A coleção Ápis utiliza uma abordagem rica e contextualizada, que conta com uma cadência pedagógica que a caracteriza como projeto sem perder as especificidades que norteiam os mais recentes estudos sobre o ensino em cada uma das áreas do conhecimento.
Autores:
Ana Maria Trinconi Borgatto, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lúcia de Carvalho MarcheziSinopse:
Esta coleção de Língua Portuguesa alinha-se ao desenvolvimento de práticas e conteúdos expressos no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Devemos salientar o desafio nacional em torno da alfabetização plena dos alunos no Ensino Fundamental I, desafio sempre perseguido pelas autoras desta coleção. Organizada em cinco volumes, a coleção apresenta os dois primeiros volumes enfatizando a inserção do aluno em práticas sociais letradas, de forma mais lúdica e participativa; organiza e sistematiza os processos iniciais de apropriação do sistema de escrita. O 3º volume aumenta o grau de complexidade desses processos iniciados nos dois primeiros volumes preparando para o 4º e 5º volumes, em que se intensificam o exercício das habilidades de leitura e de escrita, bem como a reflexão sobre fatos linguísticos mais complexos, com a abordagem de estudos gramaticais específicos.Acabamento:
EspiralPaginação:
1º ano: 304 págs. 2º ano: 304 págs. 3º ano: 304 págs. 4º ano: 312 págs. 5º ano: 304 págs.Autores:
Luiz Roberto DanteSinopse:
Esta coleção visa apresentar a Matemática partindo, sempre que possível, de assuntos da vivência do aluno, auxiliando-o no desenvolvimento de conceitos e apresentando situações-problema contextualizadas. Desse modo, ela procura levar o aluno a construir, desenvolver e aplicar conceitos e procedimentos matemáticos, estimulando-o a compreender e atribuir significado ao que está fazendo, evitando a simples memorização e mecanização. Os conceitos são, em geral, desencadeados a partir de uma situação-problema. As atividades, os desafios e as várias seções têm o objetivo de estimular a curiosidade, o espírito investigativo e o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, procurando fazer com que a aprendizagem seja vivenciada como uma experiência progressiva e interessante. O uso da tecnologia, incluindo calculadoras e softwares (LibreOffice, Geogebra e Geoplano), também é indicado em várias atividades. Além disso, esta coleção procura basear-se no ensino espiral, segundo o qual um mesmo conceito é retomado e, pouco a pouco, ampliado e aprofundado, quer em um mesmo volume, quer nos subsequentes.Acabamento:
EspiralPaginação:
1º ano: 272 págs. 2º ano: 320 págs. 3º ano: 320 págs. 4º ano: 344 págs. 5º ano: 384 págs.Autores:
Anna Maria Charlier, Maria Elena SimielliSinopse:
Esta coleção, assumindo o compromisso com a educação integral proposto pela BNCC, procura desenvolver práticas e conteúdos adequados à consecução das competências previstas nesse documento. São as competências tanto gerais como específicas de Ciências Humanas e do componente curricular História, as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades que norteiam o trabalho na coleção. Por meio de pesquisas, entrevistas, conversas, observações e trocas de ideias, o aluno é estimulado a fazer descobertas, o que poderá torná-lo mais crítico e criativo. Pelo estudo do cotidiano, pretendemos, ao mesmo tempo, desenvolver as primeiras ideias de pertencimento da criança à família, à escola ou a outro de seus grupos sociais mais próximos. Trabalhando com pesquisas e “desafios”, propõe-se aos alunos que executem tarefas cada vez mais complexas; ao mesmo tempo, trabalhando com pequenos quadros de humor, busca-se estimular a aprendizagem de forma mais divertida. Assim, a coleção incentiva a observar e registrar, estabelecer comparações, destacar permanências e mudanças no tempo e no espaço e fomentar as discussões e a oralidade, com o objetivo de desenvolver o autoconhecimento ao dos outros. Assim, de forma progressiva, amplia-se o trabalho com o mundo do aluno: a família e a escola, a comunidade, o estado, o país e o mundo, sempre levando em consideração o ser humano e o ambiente natural em que ele vive. O trabalho com o pensar histórico recebeu destaque nos cinco volumes desta coleção. Esse conceito possui grande importância para o ensino do componente curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que é nessa etapa que ocorre a familiarização do estudante com os conceitos que estão na base do saber histórico.Acabamento:
EspiralPaginação:
1º ano: 80 págs. 2º ano: 136 págs. 3º ano: 152 págs. 4º ano: 168 págs. 5º ano: 176 págs.Autores:
Maria Elena SimielliSinopse:
Por meio das unidades temáticas propostas pela BNCC: O sujeito e seu lugar no mundo; Conexões e escalas; Mundo do trabalho; Formas de representação e pensamento espacial; Natureza, ambientes e qualidade de vida, procura-se apresentar práticas e conteúdos adequados ao desenvolvimento das competências previstas nesse documento. Essas unidades temáticas são as mesmas para os cinco anos iniciais do Ensino Fundamental e, pela gradação dos objetos de conhecimento e das habilidades, que mudam ano a ano em função do desenvolvimento cognitivo das crianças, chega-se a um processo bem delineado na construção do conhecimento geográfico. Os objetos de conhecimento apresentam, junto com as habilidades específicas para cada ano, uma gradação de conteúdos, indo do espaço mais próximo do aluno no ano inicial até um contexto espacial mais amplo – Brasil – nos dois últimos anos do Ensino Fundamental I. Essa evolução evidencia uma abordagem que, muitas vezes, parece se repetir, mas que, na verdade, revela uma preocupação constante em fornecer ao aluno elementos cada vez mais complexos de um mesmo tema, entrelaçando, dessa forma, anos anteriores e posteriores, num movimento de complexidade cada vez mais amplo.Acabamento:
EspiralPaginação:
1º ano: 88 págs. 2º ano: 136 págs. 3º ano: 152 págs. 4º ano: 168 págs. 5º ano: 176 págs.Autores:
Rogério G. NigroSinopse:
De forma coerente com a BNCC, por trás das propostas de organização dos conteúdos apresentadas está a ideia de promover o letramento científico, o qual, segundo esse documento oficial, “[...] envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais da ciência.” (BNCC, p. 321). Em vários momentos desta coleção, principalmente nos anos iniciais, o professor encontrará atividades que favorecem o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Isso é coerente com as orientações da BNCC, que indicam que “[...] em especial nos dois primeiros anos da escolaridade básica, em que se investe prioritariamente no processo de alfabetização das crianças, as habilidades de Ciências buscam propiciar um contexto adequado para a ampliação dos contextos de letramento.”(BNCC, p. 331).Acabamento:
EspiralPaginação:
1º ano: 128 págs. 2º ano: 136 págs. 3º ano: 136 págs. 4º ano: 168 págs. 5º ano: 168 págs.Autores:
André Vilela, Eliana PougySinopse:
Os conteúdos desta coleção são articulados a partir das unidades temáticas: artes visuais, música, dança e teatro. Além disso, a coleção apresenta as artes híbridas, como o cinema e os festejos populares. O trabalho com essas linguagens é realizado por meio da fruição, da leitura de imagem, da contextualização e da produção artística e aborda as diferentes dimensões do conhecimento, como a reflexão, a crítica, a expressão e a criação, processos que facilitam e tornam o aprendizado em Arte muito mais significativo. Nesta coleção, os conteúdos também foram pensados para promover a interdisciplinaridade e o diálogo entre Arte e temas pertinentes à realidade dos alunos de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como a cultura infantil, regional e popular, as diferentes matrizes culturais que formam a nossa identidade, o meio ambiente, etc., com o objetivo de problematizar questões relevantes e favorecer o desenvolvimento de uma postura cidadã.Acabamento:
EspiralPaginação:
1º ano: 202 págs. 2º ano: 216 págs. 3º ano: 222 págs. 4º ano: 218 págs. 5º ano: 218 págs.Localize o Código de Acesso do Plurall na contracapa do livro didático.
Acesse www.plurall.net e clique em Entrar no canto superior direito da página.
Use o Código de Acesso do Plurall para fazer o seu cadastro.
Para adicionar mais livros à sua conta, acesse Minha Conta e inclua outros Códigos de Acesso!